OAB-BA define lista sêxtupla do Quinto Constitucional 2015

Luiz Viana, presidente da OAB Bahia
Arquivo

Lia Barroso (3358 votos), Custódio Lacerda Brito (2117 votos), Sérgio Nogueira Reis (1750 votos), Sérgio Cafezeiro (1699 votos), César Eneias Martins Machado (945 votos) e Kleber Santos Andrade (779 votos). São estes, por ordem de votação, os componentes da lista sêxtupla escolhida nesta quarta-feira (30) em consulta direta à classe dos advogados baianos, que teve ainda 221 votos nulos e 186 brancos e uma participação recorde da categoria, com 5.330 votantes.

Os seis eleitos concorrem à vaga de desembargador, reservada à advocacia pelo quinto constitucional, com assento na Câmara Especial do Extremo Oeste Baiano. A lista segue agora para o Tribunal de Justiça, que vai elaborar uma lista tríplice que será enviada ao governador Rui Costa para escolha do novo desembargador.

Cumprindo um compromisso assumido com a classe, a atual gestão da OAB da Bahia restabeleceu a consulta direta aos advogados para elaboração da lista sêxtupla, que durante 10 anos foi escolhida pelo Conselho Seccional. Esta foi a terceira vez consecutiva que a lista foi decidida pelo voto direto dos advogados baianos. A primeira foi em 4 de junho de 2013 e a segunda em 8 de abril de 2014. Desta vez, apesar de serem seis candidaturas homologadas para seis vagas na lista, o Conselho Pleno da OAB-BA decidiu manter a votação para que a classe pudesse demonstrar suas preferências pela ordem de votação.

A novidade este ano foi votação on-line, via web, no horário contínuo das 9h às 18h, de modo que os advogados da capital e do interior puderam votar com toda comodidade e segurança de suas casas ou seus escritórios, utilizando computadores, tablets ou smartphones. E a participação foi ainda maior que a dos anos anteriores, com 5.330 votantes, superando os 3.890 participantes da consulta de 2013 e os 1.715 votantes de 2014. E tudo isso com mais economia para a OAB, que não precisou montar a estrutura física para o pleito na capital e nas 33 subseções do interior. 

O presidente da OAB da Bahia, Luiz Viana Queiroz, se disse "exultante com a grande participação dos advogados baianos que em uma votação recorde, com mais de cinco mil votantes, demonstraram suas preferências de maneira democrática, segura e moderna, elaborando uma lista sêxtupla que muito honra a advocacia da Bahia e que teremos orgulho de encaminhar ao Tribunal". "Quero parabenizar os seis candidatos, a comissão eleitoral, nosso pessoal da OAB, que trabalhou muito nesta eleição, e toda a advocacia da Bahia", completou.

O voto foi facultativo e só puderam votar os advogados que estavam em situação regular e adimplentes com todas as anuidades devidas à Ordem. O sistema utilizado na votação foi o VOTUS, que usa SSL para transmitir dados entre o navegador de internet e os servidores e é considerado extremamente seguro e privado.